¿Quieres recibir una notificación por email cada vez que Star.med.br escriba una noticia?
Aviso: ressaltamos que os tópicos e assuntos abordados a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio. Este é apenas um artigo que explora o ambiente pelo qual o empreendedor pode vislumbrar uma oportunidade de negócio
Direcionado para a realização de serviços radiodiagnósticos, como radiografia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, ultrassom, entre outros, um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) geralmente não oferece consultas clínicas.
Com equipe especializada e subespecializada, suas atividades enquadram-se a um laboratório radiológico. Quanto a assuntos monetários, é um tipo de negócio que requer alto investimento para bom retorno. Pois requer alto investimento em instalações, equipamentos e equipe altamente especializada.
Para seu funcionamento, um centro de diagnóstico por imagem precisa estar localizado em um endereço específico por conta dos riscos que a radiologia apresenta. Um alvará de funcionamento só é entregue a um projeto de CDI após a regularização de licenças e registros característicos.
Sua edificação deve ser tão precisa quanto a localização. É evidente que, para comportar um centro radiológico, reformas geralmente são necessárias para adequações exigidas pelos órgãos públicos locais. Vistorias em instalações como essas são frequentes.
Centro de imagem
Já a estrutura interna de um centro de diagnóstico por imagem precisa ser minuciosa. O posicionamento de todos equipamentos devem ser levados em consideração, até mesmo quanto à localização das janelas. E somente depois de aprovado o projeto, após essas etapas, o CDI poderá finalmente sair do papel.
Com tudo isso, para um bom e seguro funcionamento de um CDI, sucede a orientação do Ministério da Saúde. Dada averiguação, a instalação de blindagens especiais na estrutura do imóvel são importantes para a segurança de funcionários e pacientes, visto evitar a contaminação por material radioativo. Instalação de equipamento de ressonância magnética também requer atenção especial devido ao forte campo magnético.
Os riscos da exposição a radioatividade, apesar de haver controvérsia, são de conhecimento popular, assim como as suas consequências. Por isso, é indispensável ter um responsável técnico para desempenhar e fiscalizar funções específicas, como um supervisor de proteção radiológica, médico para supervisionar a administração de contraste e possíveis reações, entre outras.
Continue lendo em Centro de Diagnóstico por Imagem.
Leia também sobre: